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Uruguai, país do turismo

País mantém isenção de impostos para turistas e terá 3 mil novos leitos até o fim do ano. Brasileiros representam 14% de todo o turismo: aumento de 350% em 10 anos

Na terça-feira, 03 de setembro, o vice-ministro de Turismo e Esportes do Uruguai, Antonio Carámbula, chega a São Paulo para participar da maior feira de turismo da América Latina, a ABAV. Carámbula dará continuidade às ações de promoção do turismo no Uruguai para visitantes brasileiros cujo aumento em 10 anos foi de 350% (passou de 121 mil em 2001 para 426 mil em 2011). Entre as novidades está a manutenção da isenção dos impostos (de 10,5%) sobre serviços de hospedagem, aluguel de veículos, locação de imóveis, catering para festas e eventos e restaurantes. Alguns impostos são abatidos no pagamento com cartão de débito ou crédito e outros são reembolsados no aeroporto, na volta para o Brasil.

A não tributação desses impostos pode gerar uma economia de mais de US$ 32 milhões por ano para os brasileiros que, em 2011, representaram 14,2% do total gasto no Uruguai, deixando US$ 318,3 milhões no país. O Uruguai é o 3º destino mais visitado pelos brasileiros, atrás apenas dos EUA e da Argentina. Punta del Este reuniu 47,5% dos brasileiros no Uruguai, encabeçando a lista das cidades mais visitadas. Segundo o vice-ministro Carámbula, o encantamento dos brasileiros pelo país vizinho tem vários motivos: “Facilidade de acesso, preços, sofisticação do destino, ótima rede hoteleira, cassinos e praias”, afirma. “O uruguaio gosta muito dos brasileiros e também do Brasil. Em 2012 cerca de 150 mil uruguaios escolheram o país como destino internacional”, finaliza Carámbula.

Os brasileiros são os maiores gastadores no país. Pesquisa realizada pelo governo uruguaio do 1º trimestre de 2013 revela que o gasto diário dos turistas brasileiros por pessoa, por dia, no Uruguai é de US$ 148,9. Em segundo lugar estão os paraguaios (US$ 140,2), seguido pelos chilenos (US$ 133), e americanos (US$ 129,8). Os argentinos são os que menos gastaram: US$ 110 por dia, por pessoa. Na média, o Uruguai conseguiu fazer com que os turistas gastassem mais do que o dobro em apenas cinco anos: em 2006 o gasto per capta médio, por dia, foi de US$ 51,1 e em 2011 subiu para US$ 106,7. Somente como referência, no Brasil o turista internacional gasta, em média, US$ 72,68 por dia (Embratur 2011).

A “invasão” brasileira também foi mensurada no segmento de cruzeiros. Na temporada 2011/2012 os brasileiros representaram 44% de todo o fluxo de turistas que chegaram pelo mar: dos 353.727 turistas de cruzeiro, 155.659 vieram do Brasil. Na temporada 2006/2007 eram apenas 36 mil brasileiros, quase dez vezes menos.

TURISMO NA ECONOMIA

O turismo é a grande vitrine da economia uruguaia. Como principal gerador individual de divisas, o segmento representa atualmente 7% do PIB do Uruguai, gerando US$ 2,18 bilhões em divisas em 2011 - em 2001 era de US$ 610,5 milhões (aumento de 46% em 10 anos). Na relação turista x população, o Uruguai é o 3º país a receber mais visitantes no mundo, atrás apenas da França e da Espanha. Sua população é de 3,2 milhões habitantes (senso 2011) e o fluxo anual de turistas também foi de 3,2 milhões (2011). É como se um país inteiro chegasse anualmente pelas fronteiras a cada ano. Como comparação, o Brasil tem 200 milhões de habitantes e, em 2012, atingiu seu recorde no volume de turistas estrangeiros: 5,67 milhões, segundo a FIPE.

O case de gestão e números relacionados ao turismo não aconteceu por acaso. O Uruguai tem investido sistematicamente no setor há 15 anos. Há leis e decretos presidenciais que desoneram a iniciativa privada com renúncia fiscal em prol de geração de empregos, descentralização de investimentos no país, aumento das exportações e promoção do uso de tecnologias limpas e investimentos em inovação. Essas políticas deram confiança e estabilidade aos investidores. Mesmo após dois novos governos, as políticas foram mantidas. Isso se reflete diretamente na economia do Uruguai que apresentou crescimento anual médio de 6% ao ano, entre 2005 e 2011.

Entre 2008 e 2012 o Uruguai recebeu US$ 838 milhões em investimentos privados relacionados ao turismo em 215 projetos diferentes. Metade deste valor ficou na capital Montevidéu e a outra metade dividida no restante do país. Mais de três mil postos de trabalho foram criados. Em 2010 houve US$ 187,9 milhões em investimentos diretos ao turismo. Em 2011 isso subiu para 264,4 milhões – crescimento de 40,7% em relação ao ano anterior. Em 2012 esse valor subiu para US$ 310 milhões.

Atualmente o Uruguai conta com 448 hoteis e 26.491 leitos (julho 2012). Entre as novidades para a próxima temporada estão o recém-inaugurado Sofitel Carrasco Hotel, SPA e Cassino, as ampliações do Fasano Las Piedras, em Punta del Este (do grupo brasileiro JHSF) e do tradicional Conrad, também em Punta. A cadeia Regency acaba de finalizar a renovação de quatro hoteis da cadeia e em setembro acontece o lançamento do Esplendor Artigas, em Montevidéu, com 600 leitos, restaurantes e centro de convenções. Entre os condo-residences, um dos mais celebrados é o Yoo, cujo projeto de 203 unidades ficou a cargo do celebrado designer Phillip Starck.

O Uruguai está roubando a atenção de toda a América Latina. Não só pelo presidente José Alberto Mujica, 78 anos, com seus hábitos simples e espartanos, como também pelas aprovações de leis pouco convencionais como o fim de restrições à maconha, ao aborto e ao matrimônio gay. Em menos de três anos, desde a posse de Mujica em 2010, o vizinho Uruguai demonstra sua vanguarda nas leis relacionadas a direitos civis na América Latina.

Em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo Uruguaio, em 2011, 84,9% dos turistas não encontraram qualquer problema no Uruguai. A primeira reclamação, com apenas 3,7% dos entrevistados, refere-se aos preços. No Brasil, a Embratur revelou em agosto de 2013 que o os preços de produtos e serviços brasileiros receberam a pior avaliação entre os quesitos pesquisados pela “Demanda Turística Internacional”: 43,9% de insatisfação.

GAN – Grupo Alto Nível Brasil/Uruguai

De 2003 a 2012, o comércio bilateral entre os dois países quadriplicou, passando de US$ 943 milhões a mais de US$ 4 bilhões. O Brasil é o principal sócio comercial do Uruguai e o principal mercado para os produtos uruguaios. O Uruguai é o 2º maior investidor no Brasil entre os países da América do Sul e concentra o 2º maior investimento brasileiro na região.

Em julho deste ano aconteceu, em Brasília, a primeira reunião de apresentação dos trabalhos realizados entre os dois países no primeiro ano de criação do GAN - Grupo de Alto Nível. Os ministros das Relações Exteriores dos países buscam objetivos comuns ao desenvolvimento sustentável e à integração binacional, como: infraestrutura e transportes; integração produtiva; comunicação e informação; livre circulação de pessoas; ciência, tecnologia e inovação; livre circulação de bens e serviços. Entre as principais novidades está a desburocratização em tornar-se residente permanente no outro país. Isso significa que um brasileiro pode submeter pedido para morar no Uruguai, passando a ter todos os direitos e deveres como cidadão nato, exceto em relação ao voto nas eleições.

Acesse as fotos para divulgação aqui.

Mais informações:

Flavio Sampaio

(11) 3871-1008 r.11 e 99111-8132 flavio@bopcomunicacao.com.br

Veridiana Pacheco

(11) 3871-1008 r. 12 e 97619-4041 veripacheco@bopcomunicacao.com.br

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